Descubra se você sofre das novas síndromes da internet

(54) 9 9650-0366
contato@i9website.com.br

Descubra se você sofre das novas síndromes da internet

Depois do fenômeno do selfie, que acabou eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford, novas síndromes surgem como forma de classificar novos comportamentos na internet.

 

Depois do fenômeno do selfie, que acabou eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford, novas síndromes surgem como forma de classificar novos comportamentos na internet. As novas doenças digitais, se assim podemos chamar, são o braggie e o FOMO; já ouviu falar?

O Lucas sofre (mas não sofre) de todas essas novas síndromes: selfies, braggies e FOMO. Curioso é que diferente da maioria, ele reconhece o problema...

Braggie são fotos postadas em redes sociais com o intuito de gabar-se; seja com um belo drink na praia, em hotéis luxuosos ou qualquer outra situação que possa causar certa inveja nos amigos. De acordo com uma pesquisa do Hotels.com, um em cada 10 usuários fazem o 'braggie' regularmente para se gabarem. O Lucas é expert no assunto.

Já a FOMO, sigla para Fear of Missing Out – ou simplesmente Medo de Perder Alguma Coisa, é uma síndrome um pouco mais séria. Atualmente, antes mesmo de sair da cama, muita gente corre para o smartphone...e não apenas para desligar o alarme...

Segundo a psicóloga, o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC de São Paulo entende que esses comportamentos se tornam patológicos quando eles passam a prejudicar a rotina do indivíduo. Mas reconhecer o problema sozinho não é tarefa fácil. Se você acha que está exagerando, dê um pouco mais de atenção ao que dizem amigos e familiares.

Para quem definitivamente reconheceu o problema e quer ajuda, o Núcleo da PUC oferece orientação psicológica gratuita via e-mail. O serviço é dirigido às pessoas que apresentam dificuldades geradas pelos usos compulsivos ou excêntricos da internet. Basta enviar um e-mail relatando seu caso e, em seis semanas, um psicólogo vai te ajudar a entender o motivo do seu vício e até explicar como se livrar dele.

Se você se encaixa nesse perfil ou conhece alguém que precise de ajuda, compartilhe seu caso com a gente; participe do nosso fórum. E se você realmente precisar de orientação, o e-mail dos psicólogos da PUC está junto ao texto que acompanha esta matéria no nosso site. Aproveite e confira um teste em inglês para avaliar seu nível de FOMO. Confira, você pode se surpreender.